Sempre que entramos em loja temos a possibilidade de olhar na vitrine, ou até mesmo na internet, o preço das roupas. Entramos na loja já conscientes da faixa de custo dos produtos que são comercializados ali.

E aqui no escritório não era assim. Eu marcava reuniões para a apresentação do orçamento de projeto e o meu possível cliente não tinha noção do valor que encontraria pela frente. E nas reuniões eu percebia que algumas pessoas tinham uma surpresa negativa quanto ao valor.

A partir dessas “frustrações internas” criamos uma forma de alinhar as expectativas quanto ao custo do projeto antes de marcar uma reunião. Pode ser que você esteja se perguntando: Como você fez isso Raissa? Eu te explico!

O serviço de arquitetura é altamente personalizado, o que nos impede de cobrar um valor especifico por metro quadrado, já que cada metro quadrado será trabalhado de um forma diferente dentro do projeto. Mas, por trabalharmos diariamente com projetos sabemos, com a ajuda de uma planilha de custos, conseguimos estimar o valor médio de um projeto relativo à sua metragem quadrada. Ou seja, se você me pedir um orçamento para o projeto de reforma de um apartamento de 150m² eu saberei em média o custo que esse projeto representa aqui na Traço Ponto.

E seguindo essa lógica criamos o nosso ” Material Pré Reunião”.

Hoje, quando um cliente nos procura solicitando um orçamento de projeto, na maioria das vezes peço para ligar e conversar sobre o projeto. Pergunto as principais informações sobre o imóvel e aproveito para explicar rapidamente como funciona nosso trabalho. Logo em seguida envio o material pré reunião.

Esse material é como a vitrine da loja. Nele, o cliente tem acesso ao custo médio dos nossos projetos relativo a tipologia do projeto e metragem do imóvel.

Dessa forma o cliente conseguirá alinhar as expectativas quanto ao valor do projeto e caso forem positivas poderemos seguir para uma reunião presencial e elaboração de um orçamento personalizado.

Por aqui a experiência de utilizar esse material tem sido super positiva, sinto que somos mais assertivas!

Se você tem quer receber nosso material pré reunião, mande uma mensagem para nós! É tudo muito simples 🙂

É muito comum receber no escritório clientes que querem um projeto para poder, antes de tudo, organizar a casa. Eu acho isso super legal, porque de fato o projeto de interiores nos ajuda na organização . O problema é quando esse “organizar” se transforma em um projeto exclusivo para “guardar e esconder nossa bagunça”.

Pensei em refletir aqui a importância do vazio na arquitetura e também nas nossas casas

O conceito de vazio pode parecer um pouco abstrato, quando analisado isoladamente, mas penso que em alguns pontos ele se torna essencial para um bom projeto de interiores. Listei alguns:

  • Circulações confortáveis;
  • Ambientes amplos;
  • Organização – dentro e fora dos armários;
  • Fluxos desimpedidos e
  • Qualidade da distribuição dos móveis nos ambientes.

Já falei sobre esses pontos em um dos nossos vídeos do canal do youtube. Mas queria saber de vocês: em que o vazio ajuda nos nossos espaços residenciais, e como, por muitas vezes, nossa mania de acumular objetos faz com que percamos a qualidade dos nossos ambientes?